segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Frankenweenie

Hoje estou aqui pra falar da nova aventura em stop motion de Tim Burton, você já assistiu?
O novo filme desse cineasta incrível, conta a historia de Victor (Charlie Tahan) um garoto solitário que vivia em uma vila  simples (muito parecida com a vila do filme Edward Mãos de Tesoura) seu maior amigo sempre foi seu cão Sparky, com quem ele brincava e fazia o que mais gostava, seus pequenos filmes no quntal, que só contava com a parceria de Sparky. 
O maior problema é que essa solidão preocupava sua família, principalmente seu pai, que incentiva seu filho a fazer algum esporte ou algo do tipo, para tentar se enturmar um pouco mais com outras crianças mas isso vai acabar o fazendo perder seu cachorro, o que deixa Victor muito abalado. Mas um dia, o professor M. Rzykruski (Martin Landau) mostrou na sua aula de ciências, que mesmo depois de mortos, os animais ainda respondem à impulsos elétricos, o que vai inspirar Victor a tentar trazer seu amigo de volta à vida.
O filme conta com antigas parcerias de Tim Burton  doando suas vozes, entre elas Winona Rider como que trabalhou com Burton em Edward Mãos de Tesoura fazendo Elsa a amiga de Victor, Martin Landau que trabalhou com Tim em Ed Wood dando sua voz ao professor, que tem uma aparência muito semelhante a de Vincent Price, maior ídolo do diretor do filme, que provavelmente daria sua voz ao personagem, se ainda fosse vivo.
(Elenco principal de Frankenweenie e no meio o diretor Tim Burton)

Além desse pessoal, os clássicos Catharine O'Hara que trabalhou em Beetlejuice, agora em Frankenweenie deu sua voz à 4 personagens e Christopher Lee que apareceu em vários dos filmes de Burton, inclusive no último Sombras da Noite também estão nessa nova aventura.
O filme na verdade era um projeto de 1984, estava sendo filmado com atores reais, mas não foi finalizado, mas era um sonho de Tim Burton ver seu projeto ser realizado, ele mesmo diz que é algo muito especial para ele.
 Para manter o esqueleto original, o filme é todo gravado em preto e branco, mas agora com bonequinhos, com a técnica do stop-motion, já explorada pelo diretor em outros filmes como O Estranho Mundo de Jack, Noiva Cadáver e seu primeiro curta Vincent.
É um filme que realmente vale o preço do ingresso, e se você é fã do cineasta, provavelmente vai notar que os primeiros minutos do filme, são claramente uma autobiografia, pois Victor tem a aparência de Burton nessa época (procurem fotos dele mais jovem e confirmem o q estou falando), sua paixão por filmes e as tentativas de fazer um filme por si só com seu cachorro, tudo isso lembra muito várias coisas que o próprio diretor já falou em entrevistas.
Aliás, a título de curiosidade, o filme é baseado sim em um cão que Tim Burton teve quando criança e que ele perdeu, só não se sabe quais partes são fictícias e quais são reais, apesar de que provavelmente as partes onde o menino faz testes e tenta trazer seu cachorro de volta à vida, provavelmente é a parte fictícia .. ou não, afinal, nunca se sabe o que Tim Burton era ou é capaz de fazer (rs).
Bom, o filme já está fazendo bastante sucesso, apesar da crítica estar falando um pouco mal dos últimos trabalhos do diretor. Mas é assim, filmes do Tim Burton, geralmente são voltados para seus fãs, e atualmente estão desapontando a crítica que sempre espera algo novo do diretor. Mas, cá entre nós, o Tim não é um cara muito inovador, e isso que vem desapontando a crítica, mas não os fãs. Para quem gosta dele, na verdade, isso não faz grande diferença. Na minha opinião de fã, esse filme ficou mesmo muito legal, pode-se perceber o cuidado com que ele foi feito, e talvez, para quem realmente conhece a história do cineasta, pode se comover e perceber o quanto esse filme deve ter mesmo sido importante para ele, então, críticos podem falar mal, porque Tim Burton não está no mundo para agradar à todos, mas quem admira o modo com que ele faz seus filmes, sem dúvidas vai curtir essa nova aventura.
Tenho aqui alguns vídeos do filme pra vocês se deliciarem:

Além de tudo isso veja AQUI mais vários vídeos do filme e entrevistas legais!!!
Eu espero MESMO que vocês gostem do filme, vejam meu post e divulguem ae pros amigos! Se ainda não viu a nova produção de Tim Burton, faz o download AGORA da versão legendada dele AQUI, nesse link também tem o link pro download torrent pra quem preferir.
Por hoje é isso!




#catchthepopcorn

2 comentários:

  1. esse filme eh muito legal, eh uma obra de arte e uma animaçao muito bem feita

    ResponderExcluir